Catálogo

 
 

PVP: 12,90 Euros

Género(s): Literatura

Páginas: 224

ISBN: 9789722127585

:: Caderno de Memórias Coloniais

Isabela Figueiredo

SINOPSE

 
«O Caderno de Memórias Coloniais relata a história de uma menina a caminho da adolescência, que viveu essa fase da vida no período tumultuoso do final do Império colonial português.
O cenário é a cidade de Lourenço Marques, hoje Maputo, espaço no qual se movem as duas personagens em luta: pai e filha.»

Isabela Figueiredo, in «Palavras prévias»
 
«Nenhum livro restitui, melhor do que este, a verdade nua e brutal do colonialismo português em Moçambique. Até porque, como a autora refere, ele aparece envolvido pelo mito da sua mansuetude – sobretudo quando comparado, como era sempre, com o apartheid sul‑africano. Mito tão interiorizado pelos próprios colonos que através dele, como por uma lente, percepcionavam
a realidade de que constituíam um elemento decisivo – como considerar-se a si mesmos violentos e prepotentes no tratamento que davam aos negros?
A verdade escondia-se sob a boa consciência necessária à regularidade quotidiana da vida «paradisíaca» dos brancos. Para a desenterrar era preciso ir procura-la nas sensações infinitamente vibráteis e virgens de uma menina, filha de colonos, que vivia à flor da pele o sentido mais profundo de tudo o que acontecia.»
 
José Gil, in «Sobre Caderno de Memórias Coloniais»

OUTROS LIVROS DO AUTOR