:: Ensino da Língua Materna
Maria José Ferraz
A avaliação que, a nível internacional, se tem feito sobre o domínio da Língua Materna em vários países veio revelar a fragilidade da sua aprendizagem e, concomitantemente, do seu ensino.
A certeza de que as mudanças ocorridas nas últimas décadas, sejam elas de natureza política, social, científica, tecnológica ou outra, são responsáveis pelo que tem acontecido nas escolas, justifica uma reflexão sobre os problemas que os professores, as instituições de formação, a sociedade enfrentam no que ao ensino da Língua Materna diz respeito.
Reduzir ao essencial a questão do ensino da Língua Materna é correr o risco de uma abordagem superficial ou deixar de fora aspectos considerados mais relevantes. Mas o livro não é mais do que uma reflexão pessoal ditada por uma longa prática de ensino em que os problemas da formação de professores, a avaliação, as competências a desenvolver na sala de aula foram preocupação dominante. Tais problemas não são independentes das condicionantes em que os docentes trabalham, das escolas onde exercem, dos alunos que as frequentam. Essa a justificação para as escolhas sobre os assuntos aqui versados.