Notícias

 
:: 08 Setembro 2025
O livro “Canções de Liberdade. A Política Cantada em Portugal e no Mundo (1964-1974)”, de Jorge Mangorrinha e Abel Soares da Rosa, foi distinguido com o Grande Prémio de Ensaio Manuel Gusmão APE

O livro “Canções de Liberdade. A Política Cantada em Portugal e no Mundo (1964-1974)”, de Jorge Mangorrinha e Abel Soares da Rosa, editado o ano passado pela Caminho, foi distinguido com o Grande Prémio de Ensaio Manuel Gusmão APE.

«Canções de Liberdade. A Política Cantada em Portugal e no Mundo (1964-1974) é um excelente trabalho de investigação histórica, de recolha de material, de interpretação e análise do que foi uma parte importantíssima da existência cultural portuguesa durante a ditadura. A memória da força da palavra e da música tem neste livro um lugar de eleição. Escrito com elegância, e com a clareza que só o saber profundo pode gerar, este é um momento alto do ensaísmo português, merecendo indiscutivelmente o Prémio de Ensaio Manuel Gusmão (...)», fundamentou o júri constituído por António Carlos Cortez, Carina Infante do Carmo e Manuel Frias Martins e que decidiu atribuir o prémio por unanimidade. A cerimónia pública de entrega do Grande Prémio de Ensaio Manuel Gusmão da APE será oportunamente anunciada. Muitos parabéns aos autores!

 

O livro pode ser encontrado nas livrarias e também aqui:

https://www.leyaonline.com/pt/livros/historia-e-politica/europeia-e-mundial/cancoes-de-liberdade/