Notícias

 
:: 13 Julho 2016
Yara Kono recebe menção especial do Prémio Nacional de Ilustração

 O júri do Prémio Nacional de Ilustração atribuiu uma menção especial a Yara Kono pela ilustração do livro Gato Procura-se, com texto de Ana Saldanha e que foi editado em 2015 pela Caminho/LeYa.

 

João Fazenda venceu o Prémio Nacional de Ilustração 2015 com o livro Dança editado, em 2015, pela Pato Lógico e Bernardo Carvalho recebeu também uma menção especial pelo livro Verdade?! da mesma editora.

 

O júri decidiu ainda dar destaque, mas sem direito a prémio monetário, a três outros livros, pela qualidade da ilustração: Eu quero a minha cabeça, de António Jorge Gonçalves, A casa do senhor Malaparte, de Joana Couceiro e ilustrado por Mariana Rio, e "Montanhas", de Madalena Matoso.

 

O Prémio Nacional de Ilustração é uma iniciativa da DGLAB e distingue anualmente a vertente de ilustração de livros para a infância e juventude, publicados em Portugal. Foi atribuído pela primeira vez em 1996 a Manuela Bacelar pela ilustração de A sereiazinha, de Hans Christian Andersen. Desde então, o Prémio Nacional de Ilustração tem sido um pouco o espelho da evolução da ilustração em Portugal, tanto do ponto de vista técnico como criativo.