Notícias

 
:: 16 Setembro 2022
Patrícia Portela vencedora da II Bolsa de Residência Literária em Madrid

Patrícia Portela será a autora residente em Espanha, no âmbito II Bolsa de Residência Literária em Madrid. A decisão do júri composto pela Embaixada de Portugal em Espanha, representada por Patrícia Severino, pelo Camões I.P, representado por Ana Azemel e pela DGLAB, representada por Maria Carlos Loureiro foi hoje anunciada.

 Publicada pela Caminho, a autora de performances e obras literárias, tem vindo a explorar um trabalho artístico transdisciplinar, sendo reconhecida pelo ecletismo da sua obra. Colabora regularmente com o Jornal de Letras. Entre as várias distinções ao seu percurso, Hífen, publicado em 2021,foi Finalista do Prémio Correntes d´Escrita; a sua obra Dias Úteis foi considerada, em 2017, pelas revistas Sábado e Visão, um dos melhores livros do Ano; foi Finalista do Prémio SONAE/MNAC, em 2016, do Grande Prémio de Romance e Novela APE, em 2012, recebeu o Prémio Madalena Azeredo de Perdigão/Fundação Calouste Gulbenkian para Flatland I, em 2005, e Menção Honrosa para Wasteband, em 2004, o Prémio Teatro na Década para Wasteband em 2003, o Prémio Revelação dos Críticos de teatro, em 1998, ou a Menção honrosa, em 2006, para a Trilogia Flatland.

 Em Madrid, trabalhará num livro que tem como ponto de partida o quadro El 3 de mayo en Madrid ou Los fusilamientos de Goya. Após a invasão de Espanha por Napoleão, uma grande parte da população em Madrid tenta evitar a retirada do Infante Francisco de Paula de Bourbon para França. Esta revolta, violentamente contida pelos militares franceses, torna-se na conhecida Revolta 3 de mayo de 1808 que terminou com mais de 400 vítimas entre as quais os 44 revolucionários que foram mortos entre 2 e 3 de maio na colina do Príncipe Pío. O trabalho de preparação desta obra será desenvolvido em colaboração com o Museu do Prado.

 A Bolsa de Residência Literária integra o programa anual de Ação Cultural Externa, coordenado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e o Ministério da Cultura.

 

© JL Visão

 

Departamento de Cultura

  

Embaixada de Portugal em Madrid

Calle Lagasca, 88 - 4º A

28001 Madrid

e-mail culturaportugal.espanha@mne.pt

@culturaportugal.es