Notícias

 
:: 02 Fevereiro 2018
João Paulo Borges Coelho é o vencedor da 8.ª edição do Prémio BCI de Literatura em Moçambique

O escritor João Paulo Borges Coelho é o vencedor da oitava edição do Prémio Literário BCI de Literatura em Moçambique, com a obra Ponta Gea que, em Portugal, foi publicada o ano passado pela Caminho.

O galardão resulta de uma parceria entre o Banco Comercial e de Investimentos (BCI) e a Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO), tendo como objectivo valorizar, promover e divulgar a literatura moçambicana através do reconhecimento de obras editadas por autores nacionais.

"A abundância das descrições no enredo produz o efeito poético e concorre, por isso, para a singularidade da obra, do ponto de vista estético", justificou na terça-feira o júri, presidido pelo escritor e jurista Jorge Oliveira.

O escritor leva um valor pecuniário de 200 mil meticais como prémio do concurso que já havia vencido em 2010 com o livro "O Olho de Hertzog".

João Paulo Borges Coelho nasceu no Porto, em 1955, mas obteve nacionalidade moçambicana. Historiador, é professor catedrático de História Contemporânea de Moçambique e da África Austral, na Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, e professor convidado no Mestrado em História de África da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa,

Tem-se dedicado à investigação das guerras colonial e civil em Moçambique, tendo publicado artigos científicos em Moçambique, Portugal, Reino Unido, Espanha e Canadá.

Em 2009 venceu o Prémio Leya.