Notícias

 
:: 29 Setembro 2016
Patrícia Portela é a vencedora da Bolsa de Residência Literária em Berlim

A atribuição de uma Bolsa de residência literária é uma iniciativa promovida pela Embaixada de Portugal na Alemanha/Instituto Camões em parceria com asppa – Associação de Pós-Graduados Portugueses na Alemanha.

 

Durante o mês de Outubro a autora estará em Berlim, estando programadas leituras públicas e encontros profissionais com editores alemães durante a Feira do Livro de Frankfurt entre 19 e 23 de outubro.

 

Esta Residência literária surge como parte de programa plurianual da Embaixada de Portugal em Berlim de divulgação internacional de autores portugueses, composto por uma série de iniciativas e três etapas concretas – Feira do Livro de Leipzig, Feira do Livro de Lisboa e Residência Literária – que tem por base a visão desta Embaixada da importância da cooperação e intercâmbio culturais.

 

A autora de obras como O Banquete(Finalista do Grande Prémio Romance e Novela da APE 2013) ou A Coleção Privada de Acácio Nobre, romance/inventário publicado este ano pela LeYa/Caminho, vive entre Portugal e Bélgica. Com formação em cenografia, cinema e dança.

 

Finalista do premio Sonae Media Arte em 2015, tem vindo a explorar um trabalho artístico transdisciplinar, sendo reconhecida pela peculiaridade da sua obra, recebendo vários prémios dos quais destaca o Prémio Madalena Azeredo de Perdigão/F.C.G. para Flatland I ou o Prémio Teatro na Década para

Wasteband e participou no 46.º International Writers Program em Iowa City em 2013 e foi a primeira Outreach Fellow da Universidade de Iowa City.

Em Berlim estará a trabalhar numa coletânea de contos e a organizar e concluir a pesquisa assim como desenhar a estrutura do novo romance O Verão de Abril.

 

Para mais informações contactar:

Embaixada de Portugal em Berlim (David Oppenheimer) pressculturaberlin@botschaftportugal.de

LeYa/Caminho (Catarina Cruzeiro) ccruzeiro@leya.com