Eventos

 
:: 09 Outubro 2009| Hora: 10:30
Espectáculo Canta o Galo Gordo

Centro Cultural Olga Cadaval - Auditório Jorge Sampaio

O espectáculo Canta o Galo Gordo surge na sequência do livro de Inês Pupo e Gonçalo Pratas, com ilustrações de Cristina Sampaio, recentemente publicado pela Editorial Caminho e que integrará no ano lectivo de 2009/2010, o Plano Nacional de Leitura do Ministério da Educação.

Ao longo de 50 minutos, as crianças, os professores e os educadores são convidados a participar num espectáculo criado a partir do imaginário do livro, em que as canções são apresentadas ao vivo, sob a forma de jogos cénicos e sonoros interactivos que ajudam a sensibilizar para a poesia e para a música.

As canções que compõem o espectáculo falam do que se aprende na escola, dos momentos e das festas que fazem o nosso calendário, dos dias que pontuam a vida das crianças e de todos nós.

No espectáculo são dados a conhecer os instrumentos musicais e os objectos sonoros que integram o espectáculo, alguns mais convencionais e outros inventados.

Os músicos são pessoas que tocam instrumentos a sério e vivem todos os dias com eles, por isso comunicam acerca da relação que têm com estes instrumentos, que tocam de uma maneira muito particular e curiosa.

O espectáculo surgiu naturalmente, por sentirmos uma vontade enorme de partilhar o conteúdo deste livro ao vivo, numa relação directa com as crianças, com os professores, com os pais e com os avós. [...]
Mais do que a prosa, a poesia vive dos sons das palavras. Os sons justificam os versos, e a poesia lida tem, por si só, uma cadência. A música surge dentro dos poemas, naturalmente, e aproxima quem a ouve e quem a canta de tudo o que os poemas dizem. A música brinca com os poemas: acentua-lhes o ritmo, dá-lhes uma melodia, envolve-os numa harmonia, enche-os de notas afectivas e obriga-os, sem apelo nem agravo, a entrar nas nossas vidas.
Inês Pupo e Gonçalo Pratas, autores do projecto.
Informações:

9 de Outubro - 10h30 – para escolas
10 de Outubro – 16h00 – para o publico em geral
Indicado para crianças a partir dos 4 anos
Duração aproximada: 50 minutos
Preço: 7,50 euros para escolas
10,00 euros para o publico em geral

Contactos Centro Cultural Olga Cadaval:

Centro Cultural Olga Cadaval
Praça Dr. Francisco Sá Carneiro
2710-720 SINTRA
Telef. (00 351) 21 910 71 10
Fax. (00 351) 21 910 71 15
e-mail: ccolgacadaval@sintraquorum.pt

Contactos venda de bilhetes:
www.ccolgacadaval.pt
www.ticketline.pt
http://www.fnac.pt/pt/espectaculos/Default.aspx?home=1